> Via Campesina faz manifestação em frente a BRASKEM | Sindipolo

Via Campesina faz manifestação em frente a BRASKEM

Um grupo de 800 mulheres, entre elas 150 crianças, do movimento Via Campesina, ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), ocupou e protestou nesta manhã em frente à UNIB – sede da empresa BRASKEM,  no pólo petroquímico de Triunfo – RS. A manifestação foi contra a monocultura da cana-de-açúcar, conseqüência e necessidade direta para a produção de plástico a partir do etanol.

A manifestação foi pacífica e teve apoio do movimento sindical. Ao mesmo tempo, em Passo Fundo, no norte do Estado do RS, outras 400 manifestantes bloquearam estradas para protestar contra a utilização de agrotóxicos nas lavouras de feijão e trigo.

Segundo Luci Piovesan, uma das líderes do movimento, o ato é preparatório às ações que serão deflagradas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

A manifestação põe em debate a questão do falacioso “Eteno Verde” e as consequências diretas e indiretas do uso da cana na produção de Eteno. A sua produção causou no início da entrada em atividade da fábrica, uma grande mortandade de peixes nas bacias do Sitel. Fato este denunciado à FEPAM e sem conseqüências até o momento.