> Vazamento na BRASKEM/UNIB | Sindipolo

Vazamento na BRASKEM/UNIB

PUBLICADO:

Ocorreu último sábado, dia 28/05, dois rompimentos em curvas da tubulação de seis polegadas que transfere o condensado de média da área 21 para o setor de Utilidade nos vasos 46V01 e 146V15.

No dia 29/05, ao entregar a tubulação para operação e esta iniciar os alinhamentos, a mesma tubulação voltou a romper em outra curva próximo a válvula do limite de bateria da área 21.

Após este novo acidente, foi removido todo o isolamento desta tubulação e constatado, pela equipe de inspeção, outros locais com baixa espessura que poderiam gerar novos acidentes. Ficou visível o número exagerado de reparos (bacalhau) existente nesta tubulação neste trecho. Por vários dias ficou drenando o condensada para o solo, gerando mais um ruído na área.

O que envolve segurança requer urgência

Já temos tratado em outros momentos, interno e externamente ao Pólo, sobre os riscos e acidentes que vem ocorrendo na Braskem. As equipes de caldeiraria e inspeção, que estão diretamente expostas a estes riscos, têm realizado o possível e o impossível, mas faltam efetivos  e mais EPI’s em suas equipes para dar conta das atuais condições que se encontram alguns equipamentos, em especial as tubulações.

Faz-se necessário e urgente, mais investimento da Braskem na manutenção destes ativos. Não podemos esquecer o que ocorreu recentemente aqui na UNIB-RS, o acidente fatal em dezembro/2010 na Bahia e mais recentemente os graves acidentes em Alagoas.

 

111111111111