> UM DIA PARA TRATAR DA SEGURANÇA NO TRABALHO | Sindipolo

UM DIA PARA TRATAR DA SEGURANÇA NO TRABALHO

O dia 08 de agosto foi marcado por eventos que  trataram da segurança e saúde dos trabalhadores. Os encontros foram organizados pelo Sindicato e pela SRTE/RS e aconteceram no auditório do Sindipolo.

Na parte da manhã o evento foi exclusivo para dirigentes sindicais. Foram apresentados e debatidos  itens da NR-20, que regulamenta a Segurança e Saúde no Trabalho com Líquidos Combustíveis e Inflamáveis. Esta NR passou por uma revisão  tendo sua publicação no Diário Oficial da União em 06/03/2012, portanto está em pleno vigor. Esta Norma Regulamentadora incorpora marcos internacionais como a Convenção 174 da OIT, a Diretiva de Seveso (COMAH) da União Européia e a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).

Estas importantes modificações são atualizações feitas depois de 34 anos de sua existência.

No evento ficou claro a importância da participação dos trabalhadores, Cipa e Sindicatos no acompanhamento e implementação da Norma por parte das empresas.

Na parte da tarde, com a participação da SRTE, Sindipolo, representantes das empresas e de um grande público foram tratados temas relativos aos desafios na implementação da NR-13, após sua revisão que aconteceu  conforme a Portaria 23, de 1994. O SINDIPOLO fez uma retrospectiva da sua atuação a partir de 1996 até a presente data.

No segundo painel, foi debatido o processo de revisão da NR-13 que esta acontecendo de forma tripartite (trabalhadores, governo e empresas), estando o Sindipolo participando como  coordenador da bancada dos trabalhadores.

Foram apresentados, ainda, os principais temas que estão em debates na Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT).

O objetivo maior foi o de agregar sugestões e propostas de melhorias que possam ser levadas a esta comissão, para serem debatidas.