> TURNO OXITENO | Sindipolo

TURNO OXITENO

Expectativa dos turneiros é os 5 grupos de 8 horas

Na reunião com Oxiteno no final de março para tratar do trabalho em turno, fizemos um apelo à empresa sobre a importância e a necessidade da retomada do trabalho em turno em 5 grupos de 8 horas.

Como temos reiteradamente manifestado, a partir da Constituição de 88, e aqui no Polo a partir de 89, foi consolidado, através de acordos coletivos com todas as empresas, inclusive com a Oxiteno, o trabalho em turno de 5 grupos de 8 horas.

No caso da Oxiteno, ainda, há decisão do TRT contra o atual regime de turno de 4 grupos de 12 horas. Este  regime de trabalho implementado há 18 anos, que é penoso para os turneiros. Tanto do ponto de vista da saúde, convívio social, entre outros.

Além disso, é claro, o que a remuneração paga aos turneiros não contempla o excedente de jornada comparado com os 5 grupos de turno de 8 horas. Hoje está claro que grande parte dos turneiros da Oxiteno já não aguentam mais este regime de trabalho. Sua expectativa é que a empresa adote o regime de trabalho em turno de 5 grupos de 8 horas.

REITERADO APELO A VOLTA DOS 5 X 8

Por isso, o nosso apelo que a empresa revise sua posição, implantando um sistema de trabalho em turno que está consolidado em todo o setor químico, petroquímico e petroleiro do país.

Neste momento é importante que a empresa ouça o apelo dos trabalhadores, que vêm desde a época da implantação do atual regime (1995), e também tem sido reiterado pelo Sindicato nas reuniões de negociação a cada dois anos para tratar do trabalho em turno, que o regime seja de 5X8.

A Oxiteno ficou de avaliar o que foi manifestado pelo Sindicato para num próximo encontro se posicionar. Neste caso, a expectativa geral, não só dos trabalhadores da Oxiteno, mas de todos do Polo e demais que trabalham em turno é que a situação do trabalho em turno na Oxiteno seja normalizada.