> TURNO OXITENO: VOLTA DOS 5 GRUPOS DE 8HORAS | Sindipolo

TURNO OXITENO: VOLTA DOS 5 GRUPOS DE 8HORAS

Na reunião que tivemos com a Oxiteno dia 26 para tratar do Acordo de Turno, foi apresentada, pela empresa, uma proposta de regime de trabalho de turno com quatro gurpos de oito horas (4 x 8).

O SINDIPOLO manifestou à Oxiteno o que vem sendo reafirmado, de que os quatro grupos de turno acabaram com a Constituição Federal de 1988 e foram consolidados, aqui no Polo, em 1989. Reiteramos que em todas as empresas do ramo químico, petroquímico e petroleiro, o regime de turno ininterrupto de revezamento é  de cinco grupos de oito horas (5 x 8). O Sindicato jamais trataria outro regime de turno que não fosse o de 5 grupos de 8 horas. É impossível aceitar o retrocesso de 4 grupos de turno de 8 horas (4 x 8).

UM  APELO PELOS 5 GRUPOS DE 8 HORAS

No encontro, fizemos um apelo à Oxiteno, para que ela olhasse a realidade e considerasse, inclusive, as decisões da Justiça do Trabalho contra o regime de trabalho em quatro grupos de turno de  12 horas (4 x 12). E com  isto, revisse sua posição, implantando os cinco grupos de turno de oito horas (5 x 8). Seria uma oportunidade para voltar à normalidade na questão do turno na Oxiteno e, até mesmo, para “pacificar” as tumultuadas relações de trabalho, que vem desde quando ela impôs os quatro grupos de turno, em 1995.

Certamente se ela ouvisse os apelos dos trabalhadores desde aquela época, e até mesmo nas reiteradas reuniões de negociação a cada dois anos para tratar do trabalho em turno, ela não estaria sujeita, agora, a ter um custo bem superior ao que ela pretendia com a imposição dos quatro grupos de 12 horas.

Inúmeras vezes dissemos que o custo para mais um grupo de turno, considerando o número de cerca de seis pessoas por turno e, ainda, a questão de transporte e outras, seguramente alteraria em muito pouco o custo que ela tem com o regime imposto de trabalho em turno de 4 grupos de 12 horas.

Ao final, solicitamos que ela ponderasse o que colocamos e que nossa expectativa é que visse com boa vontade o que foi manifestado.

A posição da Oxiteno foi de que não estava, naquele momento, preparada para tratar a questão dos cinco grupos de oito horas, mas que o tema seria levado à direção da empresa, e em nova reunião traria uma posição.

5ª Feira, dia 4, reunião com turneiros para tratar do Acordo

Na quinta-feira, dia 4 de abril, temos mais uma reunião, no SINDIPOLO, para tratar da pauta para o Acordo de Turno.

Após estas reuniões, teremos uma proposta de pauta que será levada para apreciação de todos os turneiros, em assembleias nos dias 16, 17 e 18 de abril.

Nestas reuniões, além de montar a proposta de pauta, conforme os itens destacados no quadro ao lado é, também,ver a melhor forma de encaminhar as tratativas referentes a Tabela de Turno. Tem muitos turneiros que manifestam interesse em alterar a atual tabela. Mas  da mesma forma, tem um significativo número de turneiros que não quer nem saber de falar em alteração na tabela de turno.Esta questão deve ser bem discutida nas reuniões, para vermos a melhor forma de encaminhá-la nas assembleias.

Manutenção das atuais conquistas;

Hora Extra da troca de turno;

Horas Extras do Transbordo;

Horas Extras nos feriados;

Aumento do efetivo de turno;

Melhorias no adicional de turno;

Total Hora Mês (THM) 160 horas;

Horas Extras de dobra de turno;

Tratar da tabela de turno;

pagamento de interinidade a partir de um dia de substituição;

limitação de estagiários em turno a não ser com os mesmos adicionais dos turneiros; pagamento de HE em todos cursos, palestras e treinamentos;

Tabela de turno.