> Turno Oxiteno: Audiência no MPT dia 10/9 | Sindipolo

Turno Oxiteno: Audiência no MPT dia 10/9

Será no dia 10 de setembro, no Ministério Público do Trabalho, a audiência para tratar do regime de turno de 4 x 12 da Oxiteno. Este regime, além dos enormes prejuízos financeiros, trouxe também desgaste e prejuízos à saúde dos trabalhadores. É uma  jornada mantida na base da ameaça, da chantagem e das sucessivas tentativas de pressão junto ao Sindicato para que concorde com esta jornada desumana e ilegal.

UNANIMIDADE – Por isso, é de se estranhar a “unanimidade” existente entre os turneiros em relação a manutenção deste regime de trabalho. É impossível que 100% dos turneiros, desde 1995, concordem com esta jornada. Há denúncias de trabalhadores que eram ameaçados de demissão, caso não aderissem ao abaixo-assinado concordando com o regime de 4 x 12.

DIAS CONTADOS – A Oxiteno sabe que este regime de turno é ilegal, mas insiste em mantê-lo, através de pressão. Agora, ameaça que se tiver que mudar o regime, implantará turnos de 6 horas com salários reduzidos.

IMPOSSÍVEL – Mas isto é impossível. O salário mais os adicionais, impostos unilateralmente por ela em 1995, já estão incorporados ao contrato de trabalho. Assim, o salário não poderá sofrer redução, até porque sequer paga a jornada de trabalho.

PERDAS DE 94% – O Sindipolo comprovou, através de um perito, que o adicional de turno e horas extras a serem pagos pela Oxiteno deveria ser de 199% e não 105% como faz.  Essas perdas, nos últimos cinco anos, significam 94% de um salário básico sobre 14 salários anuais. Se forem considerados todos os encargos e até PLR, imagine o quanto esta empresa deixou de pagar aos turneiros ao longo destes 15 anos. Se os trabalhadores pudessem optar livremente, será que concordariam com este prejuízo?

Estes e tantos outros argumentos é que estão em discussão neste processo, resultado de fiscalização da SRTE (DRT) e cuja audiência será no dia 10 de setembro. A luta do Sindicato é para garantir todos os direitos dos turneiros da Oxiteno.