TURNO OXITENO: A EXPECTATIVA É 5 GRUPOS DE 8H

Na sexta-feira, dia 26, completará 30 dias da reunião que tivemos com a Oxiteno para tratar do regime do trabalho de turno.

Como temos reiterado, fizemos um apelo à empresa que olhasse a realidade e considerasse a necessidade de retornar os 5 grupos de turno de 8h (5 x 8).

Esta questão, além de adequar o regime de trabalho em turno ao que é praticado nos setores químico, petroquímico e petroleiro, também seria uma forma de normalizar, e até pacificar, as relações de trabalho na empresa. Os problemas vêm desde que ela implantou os quatro grupos de turno de 12h (4 x 12), em 1995. A Oxiteno ficou de analisar a nossa proposta e dar retorno.

5 grupos de 8h sem redução do salário

A expectativa entre os turneiros é de que a Oxiteno implante os 5 grupos de turno de 8h (5 x 8), sem alteração no salário.

Durante estes mais de 18 anos, ela adotou um regime de trabalho de 4 x 12, sem qualquer regulamentação.

Esta questão, inclusive, foi reconhecida a partir da decisão do TRT de pagamento considerando como hora extra todas as horas excedentes a sexta hora de trabalho dos turneiros e as respectivas incidências sobre 13º salário, férias, abono de férias, FGTS e outros.

Agora, passados cerca de 30 dias da reunião que tivemos com a Oxiteno, aguardamos um novo encontro para dar sequências às tratativas e garantir um desdobramento que atenda a expectativa dos turneiros.