> TURNO OXITENO | Sindipolo

TURNO OXITENO

Está marcada para o dia 22 de janeiro, a segunda audiência de conciliação, na Justiça do Trabalho de Triunfo das ações coletivas (verbas vencidas e vincendas) do Sindicato sobre o turno de 12 horas da Oxiteno.

Na primeira audiência (dia 13 de novembro de 2014), a empresa apresentou proposta de 18,45 salários brutos de outubro/2014 para quitar as duas ações, acordo coletivo com a volta dos cinco grupos de turno de oito horas (5 x 8), sem redução dos salários, entre outras questões.

A proposta da empresa de 18,45 salários foi rejeitada  e os turneiros aprovaram uma contraproposta de 48,08 salários. A expectativa quanto a audiência do dia 22 é que a Oxiteno evolua na sua proposta, considerando a distância a ser percorrida entre os 18,45 e os 48,08 salários, mantendo as demais questões apresentadas.

A “desconfortável” situação do turno da Oxiteno se arrasta há quase 20 anos. Desde fevereiro de 2014, o regime de trabalho em turno é de cinco grupos de seis horas (5 x 6), onde os turneiros passam cerca de metade do tempo de cada jornada de trabalho em viagens, gerando enormes desgastes aos trabalhadores. Também resulta num custo maior para a empresa do que os cinco grupos de oito horas (5 x 8).

É claro que tem que ser equacionada ainda a questão das ações coletivas, com uma proposta que, somada às expectativas dos trabalhadores em relação às ações e a necessidade de regular a situação do turno, RESOLVA DEFINITIVAMENTE ESTA INCÔMODA SITUAÇÃO DO TURNO DA OXITENO.