> TURNO OXITENO | Sindipolo

TURNO OXITENO

Durante a semana passada, o Sindicato recebeu uma carta de oito turneiros da Oxiteno, manifestando interesse em presenciar a audiência solicitada pela empresa para negociação das ações coletivas, que ainda não tem data marcada.

Em princípio as audiências são públicas e não haveria impedimento ao seu acompanhamento, a não ser pelo pouco espaço disponível na sala de audiências. Reiteramos que a Oxiteno, em três oportunidades, através de suposto “abaixo assinados”, forçou a tentativa de desistência dos turneiros das ações coletivas.

Nas três tentativas a Justiça ignorou o pedido, basicamente por entender que seria uma contradição alguém abrir mão de um direito que vem sendo reconhecido pela Justiça do Trabalho. Nas  tentativas praticamente todos os turneiros assinaram as listas de desistência. Dois que não assinaram o documento desistindo, foram “coincidentemente” demitidos.

Temos que estar todos muito atentos, pois frente ao que a empresa vem tentando para que os trabalhadores abram mão de seus direitos, não podemos aceitar qualquer tentativa de pressão para alterar as condições normais da audiência e impor aos trabalhadores uma condição que signifique terem que abrir mão de seus direitos.