> Turneiros Oxiteno: 19 anos em turnos de 12 horas | Sindipolo

Turneiros Oxiteno: 19 anos em turnos de 12 horas

A OXITENO impôs um regime de quatro grupo de turnos de 12h (4 x 12), que durou do início de 1995 até início de 2014. Foram 19 anos num regime de turno ilegal, comprovado por decisão da Justiça do Trabalho. No início de fevereiro, implantou cinco grupos de seis horas (5 x 6).

Agora, o justo seria pagar como hora extra, além da sexta hora trabalhada, todos estes 19 anos. Isto significaria, no mínimo, mais de um milhão de reais para cada turneiro, considerando salários, 13º, férias, abono de férias, FGTS e outros. Mas para efeitos retroativos, a Justiça do Trabalho considera os últimos cinco anos.

A partir de fevereiro a Oxiteno implantou um regime de turno de trabalho de seis horas. Mesmo com base no que estabelece a lei, ela implantou este regime pagando mais do que pagaria por cinco grupos de oito horas. Isso, somente para penalizar os turneiros e forçar eles a negociarem, com proposta rebaixada, a ação coletiva, que inclusive, decisão favorável a eles. A Oxiteno sabe que terá que pagar tudo o que deve aos trabalhadores de turno. O Sindicato também já entrou com ação cobrando o pagamento das horas extras referente aos 4 X 12, de 2010 para cá, data da ação anerior.

TRANSTORNOS AOS TURNEIROS

O regime de  5 x 6, além de quatro trocas durante o dia, com quatro viagens, resulta em enormes transtornos aos turneiros, principalmente porque a troca do turno está sendo feita em 30 minutos diários, considerando no mínimo 15 minutos na entrada e 15 na saída. Esta é mais uma demanda dos turneiros a ser tratada na Justiça do Trabalho.  Soma-se a isso o assédio moral e toda ordem de pressão sobre os turneiros.

A Oxiteno poderia, facilmente, resolver estas questões todas dos turneiros, bastaria implantar o regime de cinco grupos de 8 (5 x 8) onde teria um custo econômico menor  e mais garantias do ponto de vista operacional, além de menos desgaste para os turneiros. Isto possivelmente a Oxiteno não  fará, pois está “bloqueada” por sua INTRANSIGÊNCIA.