TURNEIROS IGNORAM PROPOSTA E REITERAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Nas assembleias realizadas semana passada, os trabalhadores de turno das empresas Braskem, Innova, Lanxess (DSM) e Borealis “ignoraram” a proposta das empresas, que apenas melhorou a redação de duas cláusulas, e reiteraram os itens da pauta de reivindicações já aprovada pela categoria.

O reforço em relação a pauta original foi basicamente em função de questões importantes como HE NAS TROCAS DE TURNO; ADICIONAL DE 95%; THM DE 160 HORAS; TEMPO DE VIAGEM DE 1H30, ACIMA DISTO HE, entre outras questões, conforme destacado ao lado.

Nas assembleias ficou clara a necessidade de desencadearmos uma forte agenda de manifestações, com todos trabalhadores de turno, para garantir avanços efetivos na negociação. Principalmente porque havia indicativo de avanço em relação a HE na troca de turno e, a proposta apresentada, não garantiu esta reivindicação.

A seguir, reiteramos as questões reivindicadas pelos turneiros:

HE transbordo e troca de turno;

Adicional de turno de 95%;

Total Hora Mês (THM) 160 horas;

Tempo de viagem de 1h30, acima HE;

Horas Extras nos feriados;

Horas Extras de dobra de turno;

HE palestras/cursos/treinamentos;

Pagamento de interinidade;

Aumento do efetivo de turno;

Estagiários em turno com adicionais dos turneiros;

Manutenção das atuais conquistas.