> TURNEIROS DA BRASKEM REJEITAM PROPOSTA DE EXTRATURNO DE 16 MIN | Sindipolo

TURNEIROS DA BRASKEM REJEITAM PROPOSTA DE EXTRATURNO DE 16 MIN

Na semana passada foram realiza­das as assembleias para apreciar a pro­posta da Braskem de Acordo Coletivo que trata do controle da jornada por exceção (sem o registro do ponto) onde tem uma cláusula que trata do Extraturno.

No que se refere ao Extraturno, a proposta apresentada pela empresa de 16,02 minutos de tempo diário de pas­sagem de turno foi rejeitada e aprovada uma contraproposta de 20 minutos.

Tanto a rejeição da proposta da empre­sa quanto a aprovação da contraproposta dos turneiros foram por unanimidade.

Em reunião com a Braskem no dia 06/04, onde tratávamos do DSR, formali­zamos à empresa o que foi decidido pelos trabalhadores nas assembleias. A posição da Braskem foi de que sua proposta de 16,02 minutos de Extraturno está de acor­do com o tempo real de “passagem de tur­no”, considerando o momento em que os micros do turno entram nas Portarias das suas unidades, ou seja, PP1 e PP2-PE5 pela via oeste, e UNIB, PE4 e PE6 pela tubovia.

Pelo que foi manifestado pela Braskem está clara a tentativa da empre­sa de rebaixar o tempo de “passagem de turno” dos atuais 18 minutos para 16,02 minutos. Para encaminhar esta questão temos que desenvolver um grande de­bate entre os turneiros e definir formas de, coletivamente, deixar ainda mais claro à empresa que os turneiros não aceitarão rebaixamento nas atuais con­dições do Extraturno.