> Trabalhadores nos Conselhos de estatais | Sindipolo

Trabalhadores nos Conselhos de estatais

Foi regulamentada no dia 11, pela presidenta Dilma Rousseff, a lei que dá um assento aos trabalhadores nos Conselhos de Administração de empresas públicas, de capital misto e controladas pela União. A lei a ser regulamentada foi sancionada e publicada no Diário Oficial no ano passado, pelo ex-presidente Lula.

A Lei 12.353/10, aprovada pelo Congresso, determina que empresas estatais, como Petrobrás, Banco do Brasil e Eletrobrás, passarão a ter uma vaga em seus Conselhos de Administração para um representante dos trabalhadores. A escolha será por eleição direta que poderá ser organizada por centrais sindicais e só podem ocupar o cargo os que fazem parte do quadro de funcionários ativos das empresas.