> TRABALHADORES NAS RUAS CONTRA O FATOR PREVIDENCIÁRIO | Sindipolo

TRABALHADORES NAS RUAS CONTRA O FATOR PREVIDENCIÁRIO

No último dia 12, os trabalhadores foram às ruas lutar contra o Fator Previdenciário e por correções na tabela do Imposto de Renda. Foram realizadas manifestações em todas as capitais, reunindo centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais.

Durante as atividades, os trabalhadores reivindicaram o fim do Fator Previdenciário. A medida, que leva em conta a idade do trabalhador que pretende se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida, reduz em até 40% o valor das aposentadorias, prejudicando principalmente quem começou a trabalhar mais cedo.

O objetivo é retomar o debate com o governo. Além da manifestação, uma reunião do governo com as centrais já está marcada para o dia 3 de dezembro para tratar o tema.

IMPOSTO DE RENDA

Outra reivindicação dos trabalhadores é quanto a correção da tabela de Imposto de Renda. Essa tabela está defasada desde 1995 em mais de 70%. Isso reduz o limite de isenção do IR, fazendo com que trabalhadores com rendas mais baixas passassem a ser tributados e os descontos de IR sejam altíssimos para todos, muitos nas mesmas faixas salariais que as grandes fortunas.

O índice da tabela precisa ser reajustado. O trabalhador que conquista aumento salarial nas campanhas salariais tem seu dinheiro corroído pelo imposto.