> TRABALHADORES INICIAM O ANO COM NEGOCIAÇÃO EM ABERTO | Sindipolo

TRABALHADORES INICIAM O ANO COM NEGOCIAÇÃO EM ABERTO

Estamos iniciando o ano de 2014 e uma questão fundamental para a categoria, que é a negociação salarial, continua em aberto.

As reivindicações dos trabalhadores estão claras. Não deixam dúvidas quanto a sua contrariedade em relação as discriminações, tanto em relação aos reajustes salariais diferenciados, através do escalonamento, quanto a exclusão de uma parcela da categoria do direito ao Auxílio Educação, entre outras questões, destacadas no quadro ao lado.

Durante o mês de dezembro foram realizadas pelos trabalhadores importantes manifestações. O Objetivo foi demonstrar que não concordam com a postura das empresas na negociação. A expectativa que elas revejam sua posição e avancem no processo. A última manifestação, realizada dia 18/12/2013, foi mais uma atividade vigorosa para reforçar o descontentamento dos trabalhadores.

A decisão sobre o desdobramento da negociação está com as empresas. Como já manifestamos, por uma série de razões, elas devem ser as mais interessadas em garantir de imediato, um encaminhamento para o processo.

A categoria está consciente do papel que deve cumprir para garantir os avanços necessários na negociação.

Contraproposta da categoria

Reajuste salarial de 8%, sem escalonamento;

Auxílio educação para os trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess KELL, Borealis e Oxiteno;

Abono de férias de 80% de um salário, mais 1/3 de lei;

Extensão do auxílio-creche não só para as trabalhadoras, mas também para os trabalhadores (homem);

Vale Alimentação (VA) mensal de R$ 250,00.