> TRABALHADORES DO TURNO DA LANXESS TÊM ASSEMBLEIA | Sindipolo

TRABALHADORES DO TURNO DA LANXESS TÊM ASSEMBLEIA

Os acordos de turno no pólo ficaram divididos a partir da 5ª turma conquistada em 1989. Uma das principais diferenças foi a tabela de trabalho que por opção unânime dos trabalhadores da Petroflex, dividiu os horários administrativos em dois ciclos de 3 e 4 dias.

No acordo que rege a questão do turno nas demais empresas, alguns avanços foram integrados. O principal é a forma da compensação dos 2,24 horas semanais  trabalhadas “a menos”  em função da tabela. Nas demais empresas esta compensação é feita pelo não pagamento como horas extras de oito dias considerados feriados oficiais. O trabalhador que labora mais de oito feriados no ano recebe hora extra a 100% neste(s) dias. Além disso, quem trabalha no Natal e no dia primeiro de janeiro também recebe hora extra.  Já na LANXESS esta compensação é feita pelo não pagamento como extras de 11 dias considerados feriados oficiais.

O número de trocas permitidas nas demais empresas é de oito enquanto na LANXESS são quatro. É evidente que não se evolui neste acordo pelo fato da negociação ser em separado. Há uma perda pelo não pagamento de horas extras e pela limitação de trocas.