> TERCEIRIZAÇÃO: PAGAR SALÁRIOS É SECUNDÁRIO | Sindipolo

TERCEIRIZAÇÃO: PAGAR SALÁRIOS É SECUNDÁRIO

Sabe-se que a terceirização vem sendo utilizada como instrumento para burlar, “licita-mente” as conquistas dos trabalhadores.  Com a desculpa de contratação de mão de obra especializada alheia a baixo custo e com a constante pressão de diminuição de custos chega-se ao absurdo de NÃO PAGAR SALÁRIOS.

Precarização pouca é bobagem. Se é pra minguar direitos e explorar ao extremo, vamos logo ao máximo que é não pagar salários e sarcasticamente sugerir tomar empréstimo. Fica fácil pra Braskem alegar que não concorda com o ocorrido em duas empresas contratadas mas é a sua política de arrocho que incentiva este tipo de ocorrências.  Diga-se de passagem que não é só a Braskem que se utiliza das terceirizações para precarizar.

Terceirização no Congresso

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) tem se manifestado a respeito das terceirizações.  Durante o ano passado a entidade teve diversas reuniões com técnicos dos Ministérios do Trabalho e da Justiça e também com parlamentares para tratar do assunto. Até agora, no entanto, não obtiveram sucesso em promover mudanças na proposta de regulamentação que tramita no Congresso.

O ano de 2012 poderá ser decisivo na regulamentação das terceirizações e os trabalhadores devem ficar atentos e mobilizados para não permitir que se legalize esta verdadeira barbárie.

Fatos como o ocorrido ilustram bem os seus efeitos e devem ser denunciados para servir de base nas argumentações contra projetos que tenham como objetivo a sua legalização.