> SITUAÇÃO DA PLR NO POLO | Sindipolo

SITUAÇÃO DA PLR NO POLO

Abaixo, fazemos um breve relato sobre as PLRs a serem pagas pela

Videolar-Innova, Oxiteno, Braskem e Arlanxeo

PLR VIDEOLAR-INNOVA

A PLR referente ao ano de 2016 foi de dois salários e foi paga em janeiro de 2017. Na sexta-feira (17) ocorreu a se­gunda reunião para tratar da PLR referen­te ao ano de 2017. Nesta “complicada” reunião, entre as várias questões trata­das, ficou definido um novo encontro para a quarta-feira, dia 22. Neste, deverá ser apresentada pela Comissão dos Tra­balhadores uma proposta alternativa ao que a empresa tenta definir como PLR re­ferente ao ano de 2017. No próximo EM DIA estaremos detalhando todo o debate e encaminhamentos definidos na nego­ciação de PLR da Videolar-Innova.

PLR OXITENO

A PLR da Oxiteno que este ano cor­responde, em princípio em todas unida­des da empresa a 1,08 salários tem pre­visão de pagamento para dia 22 deste mês. A “particularidade” na PLR da Oxi­teno este ano é o valor. A empresa his­toricamente tem pago valores em torno de 5 salários ou até mais. Em 2016, por exemplo, o valor pago foi de 6 salários. E o valor de 1,08 salário pago este ano está provocando um descontentamento e até uma revolta muito grande entre os trabalhadores não só desta unidade aqui, mas como de outras regiões (SP e BA). A queda no valor da PLR é muito desproporcional a variação do resultado da empresa de 2015 para 2016. Este é um dos principais questionamentos fei­tos pelos trabalhadores.

PLR BRASKEM

A PLR da Braskem referente a 2016 será paga em março. Ao longo dos anos tem sido paga no mês de abril e de­pois de muito debate nas Comissões de Negociações questionando porque o pagamento em abril e não antes. Es­tes questionamentos foram feitos pe­los representantes dos trabalhadores na negociação e pelo representante do Sindicato, para que o pagamento fosse antecipado, a empresa este ano está pa­gando no mês de março. Inclusive trata­do em vários informativos do Sindicato conforme ilustramos (matéria do EM DIA 1756, de março/2016).

PLR ARLANXEO

PLR este ano corresponde a 2,97 sa­lários e será pago entre 10 e 25 de abril. Este ano a PLR da Arlanxeo foi um pouco menor do que a de 2016 que foi de 32 salários.