> Sipat Integrada: Impacto Da Gestão Das Empresas Sobre A Saúde Dos Tr | Sindipolo

Sipat Integrada: Impacto Da Gestão Das Empresas Sobre A Saúde Dos Tr

O SINDIPOLO através do palestrante Dr. Álvaro Roberto Crespo Merlo, Professor médico – assistente do ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clinicas de P. Alegre abordou o tema “A saúde mental nos novos modelos de gestão do trabalho”.

Muitas das modernas gestões implementadas pelas empresas já causaram os seus efeitos na Europa. O efeito sobre a saúde mental dos trabalhadores é tamanho que lá já se criam setores na saúde pública com foco no sofrimento psíquico no trabalho. Para ilustrar o que vem ocorrendo, relatos de alguns destes efeitos em algumas empresas foram feitos. Por exemplo, a epidemia de suicídios (58 em três anos) na France Telecom.

Doença – Resultado do trabalho sem ambiente adequado

O tema de grande atualidade teve dos que assistiram a palestra uma imediata identificação. Passamos por formas similares de flexibilização, cobranças por resultados sem considerar o trabalho e também de assédio moral. Os efeitos das gestões de algumas empresas sobre a saúde mental dos trabalhadores já vem aparecendo também no Brasil e suas consequências não podem ser enfrentadas individualmente. Trabalho com ênfase na coletividade e na solidariedade é o remédio preventivo para este mal que vem se instalando por aqui.