> SINDIPOLO TRATOU DO PLANO DE SAÚDE COM A BRASKEM | Sindipolo

SINDIPOLO TRATOU DO PLANO DE SAÚDE COM A BRASKEM

O SINDIPOLO esteve reunido com a Braskem no dia 17/9, dando seguimento ao que viemos fazendo em atenção ao que foi acertado no nosso Acordo Coletivo em vigência. Nessa reunião, tratamos a respeito do aumento de 21,7% na mensalidade do Plano. Este aumento foi muito além ao da inflação e ao índice que vem corrigindo nossos salários. Este reajuste trouxe impacto para os trabalhadores da ativa que contribuem com parte para o Plano, mas de forma mais grave para os aposentados. Estes aumentos sequenciais, somados ao fato de que os aposentados pagam a totalidade da mensalidades, podem tornar o Plano inviável para os mesmos.  Fato que poderá contribuir para uma despesa menor da Braskem quando de sua negociação com o Bradesco.

Na reunião também foi exposto pelo Sindicato, o que alguns médicos estão fazendo no que podemos chamar de “cobrança por fora” em alguns procedimentos, dizendo que o seguro não cobre. Para este ponto, ficou acertado que todos esses casos sejam imediatamente repassados à Braskem, para que sejam tomadas as providências.

Outro ponto debatido foi o atraso, pelo Bradesco, na liberação de alguns exames e cirurgias. Pacientes que já estavam prontos para o procedimento, por falta da liberação do Bradesco, tiveram os mesmos suspensos. Além de familiares que tiveram que realizar depósitos para ter a cirurgia realizada.

Houve caso de trabalhador que ficou internado por vários dias a espera da liberação para realização de um exame. Só que depois, o argumento da empresa foi de que o peso das internações contribui muito para a elevação do custo do Plano.

DESCREDENCIAMENTOS

Sobre os profissionais e clínicas que se descredenciam do Plano Médico Bradesco, a empresa disse que o trabalhador deve informar ao Bradesco/Braskem sempre que isso ocorrer.  Entendemos que este ônus não deve ser dos usuários e que o Bradesco e a empresa precisam manter atualizadas as listagens dos diversos credenciamentos.

O Sindipolo, desde a apresentação da troca de plano de auto gestão para este, se preocupou e tomou medidas fiscalizatórias de acompanhamento da sua aplicação e respectivos desdobramentos. Por isso, tem utilizado as reuniões com a empresa para buscar soluções e melhorias no atendimento à saúde dos trabalhadores e de seus dependentes. O objetivo principal é que todos sejam atendidos como precisam para salvaguardar sua saúde.

O Sindicato continua atento e recepcionando cada queixa, individual ou coletiva. Temos um canal aberto e qualquer queixa ou problemas apresentados serão imediata-mente encaminhados ao Bradesco/Braskem para solução.

ATENÇÃO PARA A TROCA DE PLANO

Encerra dia 3 de outubro, quinta-feira, o prazo estipulado para mudança de padrão no Plano de Saúde. Esta é a oportunidade única no ano, e é muito importante que seja observada por quem está na iminência de se aposentar e sair da empresa. O Plano do qual o trabalhador participa no momento de sua saída da empresa é o que valerá sem possibilidade de troca posterior.