> SINDIPOLO SEDIOU PLENÁRIA DA REGIONAL SUL DA CNQ/CUT | Sindipolo

SINDIPOLO SEDIOU PLENÁRIA DA REGIONAL SUL DA CNQ/CUT

O SINDIPOLO sediou, nos dias 14 e 15 de maio, a Plenária da Regional Sul da CNQ/CUT. No encontro, foi feita uma análise econômica da conjuntura, pelo economista do DIEESE, Ricardo Franzoi. Ele destacou itens como crescimento do emprego formal, o aumento da renda média do trabalhador e os reajustes salariais, que ser-vem de base para as negociações coletivas e campanhas salariais do segundo semestre.

Na plenária também esteve presente o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo. Ele fez uma análise da conjuntura política do país e o papel dos trabalhadores neste contexto, principalmente considerando os eventos como a Copa, as manifestações sindicais/sociais e considerando que é um ano eleitoral. Durante os trabalhos também foram tratados temas sobre a  organização sindical, demandas regionais, juventude, mulheres e questão racial, entre outros.

PRINCIPAIS ENCAMINHAMENTOS

Abaixo destacamos alguns dos encaminhamentos definidos nos dois dias de encontro, a partir das discussões da Plenária

Entre os encaminha-mentos definidos no final, estão a confecção de um informativo mensal com notícias/dados a ser disponibilizado aos trabalhadores do ramo, realização de curso de for-mação básica para novos dirigentes sindicais, construção de seminário sobre saúde do trabalhador em  parceria com a CNQ Nacional, especialmente com foco na aposentadoria especial e alterações nas Normas Regulamentadoras (NRs), em especial as que se aplicam ao ramo químico, debates sobre as campanhas salariais do segundo semestre,  como é o caso dos trabalhadores petroquímicos, entre outras definições.

Tanto na questão das NRs como da aposentadoria especial, o SINDI-POLO teve ativa participação e poderá dar uma importante contribuição neste debate. A realização da Plenária dos dias 14 e 15, cumpriu deliberação do VII Congresso da CNQ-CUT, realizado em julho de 2013.