> SINDIPOLO participou de audiência pública sobre saúde do trabalhado | Sindipolo

SINDIPOLO participou de audiência pública sobre saúde do trabalhado

O Sindipolo participou, dia 14 de maio, da Audiên­cia Pública relizada na As­sembléia Legislativa do RS, solicitada pela Comissão de Saúde do Trabalhador, com objetivo de tratar sobre os Acidentes e Doenças do Tra­balho no Estado.

Participaram os De­putados da Comissão, Re­presentantes da SRTE/RS, Procuradoria Regional do Trabalho, Dirigentes Sin­dicais, Defensoria Pública, Conselho Estadual da Saúde e Tribunal da Justiça.

Durante o encontro fo­ram debatidos temas como números de afastamentos do trabalho devido a aci­dentes com mortes e do­enças oriundos do trabalho no Brasil e no Estado no período (2005-2013), bem como os principais motivos e o significado dos números apresentados. Foi desta­cado que somente no RS, em 2014, aconteceram 179 mortes de trabalhadores devido a acidentes do traba­lho. Em 2015, somente no primeiro trimestre já foram 45 mortes. Também foi cha­mada a atenção de que ape­sar do desmantelamento da Fiscalização do Trabalho, mesmo as­sim aconte­ceram 202 interdições por parte da SRTE/RS. Foi ainda salientada a postura do INSS em não considerar as doenças do Trabalho.

Neste cenário foi evi­denciada a importância do movimento sindical, con­tribuindo com denúncias e ações preventivas na segu­rança e saúde dos trabalha­dores, bem como a necessi­dade de combate ao Projeto de Lei (PL 4330), pois os nú­meros mostram que a cada 10 acidentes que aconte­cem 9 envolvem trabalha­dores terceirizados.