> Sindicato da BA denuncia Braskem à justiça por falta de segurança | Sindipolo

Sindicato da BA denuncia Braskem à justiça por falta de segurança

O Sindicato dos petroquímicos da BA entrou com ação no Ministério Público do Trabalho da 5ª Região (MPT) e Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), denunciando a Braskem pelo elevado número de acidentes ocorridos nos últimos anos na empresa. O Sindicato solicitou aos órgãos, maior fiscalização do ambiente de trabalho, para que a empresa reveja sua metodologia operacional com vistas a adequá-la à padrões mínimos de segurança. Outra que foi denunciada pelo Sindicato foi a Dupont, que no dia 17/01, demitiu 32 trabalhadores, sem maiores preocupações com a segurança na fábrica.

Em 30 dias, duas mortes no Polo da BA

Somente em novembro de 2010 aconteceram seis acidentes na Braskem.  Um acidente com um trabalhador terceirizado da Acrinor, marcou a segunda morte em menos de 30 dias no Polo de Camaçari. No dia 27/12/2010, Amarildo Rodrigues, 39 anos, da empresa RIP, morreu num acidente na unidade de Insumos Básicos da Braskem. Agora, no dia 19,  o operador, Manoel Lima Barbosa, da Acrinor, faleceu após passar mal, depois de carregar um isotanque, com o produto químico Acetona Cianidrina (mistura de ácido cianídrico e acetona), e ter sido exposto ao produto. Ele estava sozinho na área e chegou a ser socorrido no atendimento médico de emergência no Polo, onde faleceu.

Mortes anunciadas

Os Sindicatos vem denunciando e demonstrando grande preocupação com a insegurança nas unidades da Braskem na BA, RS, AL e RJ, bem como a redução de trabalhadores nas plantas. Este assunto foi amplamente debatido em encontro realizado em Porto Alegre em junho de 2010. Neste, alertaram quanto a precarização das condições de segurança, a redução dos efetivos e a pressão das empresas pelo atingimento de metas, e, no caso dos tercerizados, com alta rotatividade de mão-de-obra. A categoria vai continuar mobilizada e denunciando as irregularidades. A vida do trabalhador é mais importante que o lucro.