> SINDICALIZAR É FORTALECER A LUTA | Sindipolo

SINDICALIZAR É FORTALECER A LUTA

A sindicalização é a principal forma que os trabalhadores têm de fortalecer a luta e suas conquistas. É através dela que os sindicatos têm garantida a sua sustentação política e financeira.

E frente aos ataques das empresas, não há como abrir mão de uma entidade forte e combativa. No nosso caso, não fosse as ações do Sindicato e a resistência da categoria organizada pela entidade, os ataques a direitos promovidos pelas empresas do Polo, especialmente a Braskem, teriam sido ainda piores.

Individualmente, os trabalhadores, em muitos casos, não têm qualquer possibilidade de reagir. As empresas usam de todo seu poder, de pressão e ameaças e acabam fazendo com que o trabalhador, ameaçado de perder o emprego, acabe “aceitando” tudo que elas querem.

Um bom exemplo disso é o que acontece na Oxiteno, onde as empresas tentam obrigar seus trabalhadores a assinarem um documento, desistindo de uma ação que buscava direitos já reconhecidos em instâncias judiciais.

Existem centenas de exemplo, onde a atuação do sindicato é fundamental para manter direitos e assegurar conquistas, especialmente no sentido de resguardar e não expor os trabalhadores.

Mas para que o sindicato tenha força, é preciso que a categoria se sindicalize maciçamente. É só assim que a entidade tem força política e recursos financeiros para as lutas que  são necessárias e importantes para os trabalhadores.Unidos, somos fortes.