> Seminário sobre terceirização e precarização nas relações de tr | Sindipolo

Seminário sobre terceirização e precarização nas relações de tr

Em debate, a  terceirização e a precarização do trabalho
Nas últimas década, a sociedade contemporânea vivenciou grandes transformações nos meios de produção. Entre estas, está a reestruturação produtiva, com forte caráter destrutivo, resultando em um forte desemprego e uma enorme precarização do trabalho, principalmente através da terceirização. Hoje, mais de 1,2 bilhão da força mundial de trabalho (dados da OIT), estão ou desempregadas ou em empregos precarizados.

Neste cenário, a terceirização expressa uma lógica onde vale o capital e a força de trabalho só serve para a reprodução deste mesmo capital.
Compreender um pouco melhor os efeitos, as conseqüências para os trabalhadores e as formas de se contrapor a lógica da terceirização, que desumaniza e fragmenta a classe trabalhadora em benefício das empresas e do capital, é um desafio que propomos para ser discutido neste Seminário.

Durante o encontros, serão debatidos temas como  estudos sobre ter-ceirização, projetos em debate no Congresso Nacional sobre a questão, experiências dos Sindicatos, as melhores práticas de combate à terceirização e desafios do próximo período, entre outros.

O QUE: Seminário sobre terceirização e precarização nas relações de trabalho

QUANDO: Dias 30 e 31 de março de 2011

ONDE: No auditório do Sindipolo

OBJETIVOS: Debater o tema terceirização e seus reflexos para os trabalhadores(as) do ramo químico; debater os projetos de Lei sobre o tema em debate no Congresso Nacional; identificar as ações politicas e/ou jurídicas que os Sindicatos vem realizando no combate a tercerização e os resultados alcançados; identificação de boas práticas de combate a tercerização.

PÚBLICO ALVO: Trabalhadores(as) e representações sindicais do ramo químico, de outras categorias da cadeia petroquímica e segmentos interessados no tema.