> SEMINÁRIO DAS REDES | Sindipolo

SEMINÁRIO DAS REDES

Entre os dias 17 e 20 de Outubro, o Sindipolo participou do Seminário das Redes Sindicais em Multinacionais Alemãs e Brasileiras. O evento aconteceu em SP e contou com a participação de trabalhadores dirigentes sindicais e debatedores, representando trabalhadores do Ramo Químico da Braskem, CBC, Henkel, Knauf, Linde e Schott e do Ramo Metalúrgico da Leoni, Mannesmann, Stihl, Thyssen-krupp e Weg.

O projeto, realizado pela CUT, Instituto Observatório Social em parceria com a DGB Bildungswerk (Central Sindical Alemã) e com o apoio da CNQ e CNM, teve como tema a“Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina – Multinacionais Alemãs e Brasileiras, Redes Sindicais e Diálogo Social”.

O encontro, que contou com Redes de Trabalhadores já formadas ou em formação, proporcionou um amplo debate sobre a atual conjuntura mundial e perspectivas futuras. O objetivo foi fortalecer a organização sindical e buscar a consolidação das Redes para promover o diálogo social, reunir trabalhadores no projeto de promoção do Trabalho Decente como ação prática de unificação das lutas.

Também buscou estimular um maior entendimento do conteúdo e diretrizes da ISO 26000 e possíveis impactos que sua adoção possa trazer nas relações de trabalho, visando orientar a prática organizacional social e ambien-tal responsáveis.

Trabalhadores da Braskem

Os representantes dos trabalhadores da Braskem trataram problemas comuns que ocorrem nas diversas regiões e países onde a empresa atua. Entre os temas discutidos estiveram gestão da empresa, política anti-sindical, terceirização, PLR e PA com metas em detrimento da saúde e segurança do trabalhador, entre outros assuntos que causam impactos sobre os trabalhadores diretos e terceirizados.