> SEMANA DE ASSEMBLEIAS | Sindipolo

SEMANA DE ASSEMBLEIAS

Para aprovar a pauta UNIFICADA de reivindicações da NEGOCIAÇÃO salarial e para apreciação da proposta da Braskem para o Acordo de “Extraturno”

As assembleias serão para aprovação da pauta unificada de reivindicações visando a negociação deste ano, que trata das questões econômicas, para os trabalhadores da Arlanxeo, HPE e TSR, com DB Setembro e para os da Braskem, Innova e Oxiteno, com DB Outubro, que abrange cerca de 90% dos trabalhadores do Polo.

Como nas duas DB’s serão tratadas questões econômicas, as assembleias para apreciação da pauta serão unificadas e realizadas no transbordo do ADM, para o pessoal do Administrativo e no transbordo do Turno, para os trabalhadores de turno da Braskem, Innova e Arlanxeo HPE. Já para os do turno da Oxiteno, Arlanxeo TSR e do Escritório em POA, serão no Sindicato, na quinta-feira, dia 29 (conforme tabela ao lado).

O objetivo de fazer as assembleias conjunta para aprovação da pauta unificada, é para que as negociações transcorram o mais articuladas possível, independente de ser DB Setembro ou DB Outubro.

Nesta arrancada para a negociação salarial é fundamental que os trabalhadores, tanto do ADM como de turno, de todas as empresas, participem das assembleias. Esta participação é o que garantirá a força necessária para conquistarmos o que estamos reivindicando. PARTICIPE EFETIVAMENTE!

ASSEMBLEIAS DOS TURNEIROS DA BRASKEM

Nas assembleias com os turneiros, no Transbordo, também será apreciada, pelos trabalhadores de turno da Braskem, a proposta para o Acordo do “Extraturno”, de 14 minutos como HE na troca de turno e inclusão do prêmio de férias de 13,34% no Acordo do “extraturno”.  Este trata também do controle da jornada de trabalho por exceção, sem o registro do ponto. Hoje, o tempo de passagem de turno é de 17 minutos.

Nestas assembleias, além de apreciar a proposta apresentada pela Braskem, serão definidos os próximos encaminhamentos para a negociação, entre eles, dependendo da decisão das assembleias, a prorrogação do Acordo do “Extraturno”.

PROPOSTA DE PAUTA UNIFICADA

Reajuste salarial pelo INPC dos últimos 12 meses + 5% de reposição do custo de vida da categoria, para as DATAS baseS setembro e outubro. O INPC até julho/2019 foi de 3,16%;

Reajuste para os benefícios/auxílios educação, creche, filho com deficiência e outros praticados pelas empresas, também pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses + 5%;

Reajuste do piso salarial pelo INPC + 5% aumento real.

PROGRAMAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS

TRABALHADORES DO ADM – Braskem, Innova, Oxiteno e Arlanxeo – Terça-feira, dia  27 de agosto, às 7h30, no  transbordo na BRASKEM Q2 RS.

ESCRITÓRIO/POA, TURNOS OXITENO E ARLANXEO TSR – Quinta-feira, dia 29/08, às 18h, no SINDIPOLO.

TURNEIROS BRASKEM, INNOVA E ARLANXEO HPE – No Transbordo do Turno.

GRUPO IV – 3ª feira, dia 27/08, na saída, às 16h.

GRUPO V – 3ª feira, dia 27/08, na saída, às 24h.

GRUPO II – 4ª feira,  dia 28/08, na saída, às 16h.

GRUPO l – 4ª feira, dia 28/08, na  entrada, às 24h.

GRUPO III – 5ª feira, dia 29/08, na saída às 24h.