SAÚDE E SEGURANÇA: BENZENO E NR-13

As fiscalizações da NR-13, as inspeções do SPIE e as questões envolvendo o Benzeno também estiveram na pauta dos trabalhadores em 2011. Participamos dos encontros, em nível estadual e nacional tratando do benzeno e dos encontros e fiscalizações nas empresas que produzem ou usam o produto.

Através do indicado do Sindipolo, que representa a CUT na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), combatemos, em conjunto com a FUP e CNQ, a proposta da Petrobrás de substituição do Valor de Referência Tecnológico (VRT) pelo limite de tolerância ao benzeno.

Estes temas estão diretamente relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores e por isso vem tendo especial atenção do Sindicato.

No caso da NR-13, o Sindipolo tem um representante indicado pela CUT na COMCER (Comissão de Certificação de SPIE) que participa das auditorias de recertificação do SPIE em todas as Unidades onde existe o serviço em nível nacional. No caso do RS, tem participado de vários encontros tratando do SPIE da Braskem e sua adequação ao que estabelece  a Norma. Em função disso, também participa da Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) que trata da revisão da NR-13.