> REVISÃO DAS NRS 7, 9 E 17 | Sindipolo

REVISÃO DAS NRS 7, 9 E 17

Os trabalhadores poderão se manifestar sobre as alterações nas NR’s até o dia 28 de setembro.

A AUDIÊNCIA SERÁ DIA 4 DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA, ÀS 9H30, NO 3º ANDAR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Nos anos 70 eram registrados por ano aproximadamente 1,4 milhão de acidentes do trabalho, contra 600 mil nos dias atuais. Com o advento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde  do Trabalho (NR’S), aprovadas pela Portaria 3214, de 08/06/78, estima-se que foram evitados 8 milhões de acidentes e 46 mil mortes devido à redução das taxas de acidentes e adoecimentos em relação as da década de 70 e anos anteriores. Isto porque as NR’s explicitam as obrigações, os direitos e os deveres a serem cumpridos pelos empregadores, com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Infelizmente, essas revisões apressadas das NR’s pelo governo federal fará o Brasil retroceder ao que era até a década de 70 em número de acidentes de trabalho.  O resultado será o forte aumento dos acidentes de trabalho e de despesas em saúde e previdência, num momento em que o governo faz uma reforma, alegando que a previdência é “deficitária”. Tudo isto para agradar os empresários e mentir  na mídia que estas medidas irão gerar empregos.

E assim, nesta corrida insana, o governo abriu mais um aviso de consulta pública para revisão da NR 7 (Programa Controle Médico Saúde Ocupacional), da NR 9 (Programa Prevenção Risco Ambiental) e da NR 17 (Ergonomia) até o dia 28 setembro 2019.

Em nossa categoria petroquímica, há vários profissionais da área de segurança, saúde e meio ambiente, como engenheiros, técnicos, enfermeiros, cipeiros que podem e devem emitir suas considerações e experiências, para melhorar a prevenção da segurança e saúde dos trabalhadores, através da NR’s.

É importante a participação dos trabalhadores pelo site http//participa.br/ porque há interface entre estas normas e qualquer mudança prejudicará a saúde dos trabalhadores.

PARTICIPE DA

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS NR’S

As alterações que vêm sendo propostas pelo governo para as NR’s, praticamente desmontam as normas, que são responsáveis por salvar milhares de vidas e de garantir ambientes de trabalho mais saudável e seguro para os trabalhadores. O SINDIPOLO tem participado de diversas atividades contra este desmonte e convida a categoria para a audiência pública que irá debater o desmonte das Normas Regulamentadoras (NR’s). A atividade está sendo organizada pelo Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST) em conjunto com o gabinete do deputado Valdeci Oliveira (PT).