> REUNIÃO UNIFICADA DOS SINDICATOS COM A BRASKEM | Sindipolo

REUNIÃO UNIFICADA DOS SINDICATOS COM A BRASKEM

No dia 23/11, estiveram reunidos com a Braskem, no RJ, os sindicatos dos trabalhadores da empresa nas unidades de AL, BA, RJ e RS.  O objetivo do encontro foi tratar da campanha reivindicatória que está em andamento nos quatro estados.

No encontro foi tratado pelos sindicatos, as condições de cada acordo ou convenção coletiva e o que é praticado em algumas regiões e não em outras. Entre as principais estão oauxílio-educação, abono de férias, licença-maternidade, remuneração das horas extras, THM, plano de saúde, entre outras.

No nosso caso, destacamos a necessidade de mudança ou, no mínimo, melhorias significativas no Plano de Saúde Bradesco, que não está atendendo a categoria.

Além disso, foi destacada a importância de uma solução para o fechamento da negociação de 2010. Também avanços na proposta de reajuste de 9%. Em SP, foi assegurado 9% de reajuste, para um INPC de 6,66% (DB Novembro), o que para as DB setembro (7,4%) e outrubro (7,3%), significam 9,75% e 9,65%, respectivamente.

Já em relação as cláusulas sociais, a posição da Braskem foi de analisar, mas com reserva. Segundo ela, não pode ignorar as demais empresas que compõem as mesas de negociação em cada região.

Entendemos que o avanço nestas questões depende da Braskem. Ela está  nas quatro mesas de negociações e, portanto, tem condições de evoluir, ao menos naquilo que ela já pratica nas demais regiões.

Reajuste salarial

Em relação ao reajuste salarial e uma solução para a negociação/2010, ela mostrou resistência em garantir avanços.

Nova proposta

Avaliamos como positiva a reunião com a Braskem e identificamos possibilidades reais de avanços na negociação. Com todas as considerações feitas, acreditamos que a Braskem tem subsídios suficientes para ponderar, inclusive junto as demais empresas, a necessidade de avançar no reajuste salarial.

A partir do que tratamos com a Braskem, a expectativa é que nos próximos dias, em cada uma das mesas constituídas de negociação, se possa ter uma nova proposta, com avanços. Com isso, imediatamente os sindicatos estarão submetendo à apreciação das categorias.