Reunião sobre SPIE da UNIB/RS depende da Braskem

Nos próximos dias deve acontecer reunião, a ser confirmada pela Braskem, para verificar pendências da Auditoria do IBP feita em 2009. Estes acompanhamentos acontecem duas vezes por ano, por solicitação do sindicato. Tem como pauta a verificação da situação do plano de inspeção de tubulações; andamento das metas para execução das recomendações da inspeção de equipamentos; cronograma de treinamentos dos técnicos de inspeção, operação e manutenção e situação do monitoramento da evolução de trincas em tubulação de vapor de alta pressão.

O Sindipolo solicitou, na ocasião, sua participação nas comissões que analisam os acidentes, mas ainda não teve retorno por parte da empresa.

Quanto às questões levadas ao conhecimento dos Auditores durante entrevista na Auditoria de junho/2010 o SINDIPOLO espera pelas respostas por parte da Braskem. Elas tratavam de vários acidentes e da situação dos acidentados, atuação dos técnicos de inspeção nas áreas do TEDUT em Rio Grande, vazamentos de hidrocarboneto ocorrido em maio/2010,clima organizacional dentro da empresa.

Salientamos que nossas preocupações estão centradas nas condições de trabalho e da manutenção dos equipamentos da planta, evitando assim danos a vida dos trabalhadores. Para o SINDIPOLO, o SPIE é  comparável a Equipamento de Proteção Coletiva e não pode ser negligenciado pelas empresas.