> REUNIÃO SINDIPOLO E CIPA COM BRASKEM PE4/PE6 | Sindipolo

REUNIÃO SINDIPOLO E CIPA COM BRASKEM PE4/PE6

No dia 29 de maio, o Sindipolo participou como convidado da reunião da CIPA PE4/PE6. Nesta, foi apresentado, pela Braskem, um detalhamento das intervenções ocorridas na Parada Geral de Manutenção, especificamente nos Reatores Autoclave D201-C e D202-C, bem como a atual situação de operacionalidade daquela Unidade com o sistema “single”, ou seja, operando com um reator (D202-C).

A Braskem informou sobre o Hazop que foi refeito para a nova condição de transição de dois reatores para o sistema single, inclusive com uma melhoria na segurança operacional obtida através do acréscimo de uma Válvula de Segurança (TSV), além da proteção  originariamente  projetada do disco de ruptura existente para atuar em caso de anormalidade na condição de operação e projeto.

Também foi informado que o reator D202-C está operando em condições normais, com integridade física e estrutural adequadas e que seguirá sendo monitorado por Emissão Acústica, para avaliação constante da sua condição.

O SINDIPOLO seguirá utilizando este canal de diálogo, juntamente com a CIPA, para manter os trabalhadores informados sobre as intervenções relevantes que porventura forem sendo necessárias de ser divulgadas nos boletins do sindicato ou diretamente com os dirigentes sindicais, principalmente sobre as causas que fizeram com que o reator D201-C tenha sido tirado momentaneamente de operação e sobre os resultados dos monitoramentos que seguirão sendo realizados no reator D202-C, bem como informações atualizadas sobre a sua condição de operacionalidade.

Lembrando que no próximo dia 9 de junho, está agendada uma reunião entre a Braskem, os sindicatos (SINDIPOLO e Sindiconstrupolo) e a SRTE, com a apresentação, por parte da empresa, de um relatório de conclusão da Parada Geral de Manutenção. Normalmente a Braskem e a SRTE têm centralizado a apresentação com maior relevância sobre a Parada da UNIB, mas os Sindicatos estarão atentos em solicitar algum espaço na pauta, caso haja algo relevante que necessite ser informado também sobre a UNPOL, mesmo que tenha que haver o agendamento de uma outra data específica para a nova demanda que porventura surgir.

Para os trabalhadores que necessitarem de maior esclarecimento técnico sobre este assunto ou outros que porventura surgirem no dia a dia das atividades e intervenções que envolvam equipamentos industriais ou tubulações, torna-se importante informar que todos tem o direito de acesso para consulta da documentação no setor responsável, desde que previamente agendado, conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 13 (NR13), no seu parágrafo 13.5.1.9: “A documentação referida no item 13.5.1.6 deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção, de inspeção e das representações dos trabalhadores e do empregador na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, devendo o empregador assegurar pleno acesso a essa documentação inclusive à representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento, quando formalmente solicitado“.