> REUNIÃO PARA TRATAR DO ACORDO/PRÊMIO DE PARADA DIA 1º/4 | Sindipolo

REUNIÃO PARA TRATAR DO ACORDO/PRÊMIO DE PARADA DIA 1º/4

Nesta terça, 1º/4, teremos reunião com a Braskem para tratar do PRÊMIO de Parada de Manutenção nas unidades da Braskem em 2014. Este PRÊMIO é para os trabalhadores de todas as unidades (UNPOL e UNIB). Os da PP2/PE5 onde a parada já foi concluída, também deverão ser contemplados com o que for acordado.

Em 03 de fevereiro entregamos proposta de Acordo à Braskem, com vários item de segurança, saúde, transporte, alimentação e de PRÊMIO, com valores diferenciados de Hora Extra (HE), mais uma bonificação a título de participação na Parada/2014. A empresa respondeu a nossa proposta, entregando, sem reunião formal,  uma contraproposta que não traz nenhum valor econômico, pelo contrário, se tiver algum problema no andamento da Parada, ainda irá diminuir a nossa PLR. Ou seja, em um ano atípico, de trabalhos intensos, mais do que já vem ocorrendo na Braskem, a PLR corre o risco de ser menor do que já vem sendo praticada  pela Braskem, quando deveria ser no mínimo o inverso.

Também o pagamento de HE para todos os trabalhadores, inclusive engenheiros, pois todos fazem horas a mais por extrema necessidade da Parada. É justo e legal que todos recebam as HE, e por isso reivindicamos que estas HE sejam de 120% da hora normal, pois a 100% já está consolidada no nosso Acordo Coletivo. Nas Paradas anteriores a engenharia recebeu suas HE da forma correta, pois banco de horas é ilegal para nós petroquímicos.

Continuamos com problemas no transporte e atrasos na saída. Os terceirizados, representados pelo Sindiconstrupolo, conquistaram um Prêmio de Parada de 230 horas, com negociações e paralisações. Se não houver avanços na negociação com a Braskem, vamos definir com os trabalhadores uma forma de avançar neste Prêmio.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

Valor de 25% a mais no valor de PLR 2014;

HE de 120% da hora normal durante a Parada;

Tempo de deslocamento residência/empresa/residência de, no máximo, UMA hora;

Para os turneiros que estão na Parada, não será descontado o horário de refeição no cálculo da jornada e a oitava será de descanso sem desconto deste na composição das HE.