> REUNIÃO INTERSINDICAL NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO | Sindipolo

REUNIÃO INTERSINDICAL NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO

No dia 18 de março, na sede  da SRTE, as representações dos sindicatos, Sindipolo, Sindiconstrupolo, Sindiágua, Sindilíquida, Sinflumar e Sindipetro foram recebidas pela chefia da Seção de Saúde e Segurança do Trabalhador (Segur) e por Auditores Fiscais do Trabalho. A reunião havia sido solicitada pelos sindicatos para tratar de fiscalizações nas diversas áreas, objetivando maior frequencia de ações  por parte do órgão fiscalizador.

As entidades sindicais fizeram uma retrospectiva de ações fiscalizatórias no passado, quando tínhamos a presença mais constante dos agentes fiscais. Por parte da Segur, existe o entendimento que, a falta de Auditores Fiscais do Trabalho (AFT), tem sido um empecilho para ações mais frequentes nos nossos meio ambientes de trabalho.

Relatamos alguns acidentes de extrema gravidade que têm acontecido no Polo e na Refap que, no nosso entendimento, poderiam ter sido evitados com ações de fiscalização acompanhada e direcionada. Colocamos nossa contrariedade a respeito da metodologia quando da contratação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dos Auditores Ficais sem que se tenha um número estipulado para profissionais como médicos e engenheiros do trabalho.

Por fim, acordamos que os sindicatos irão se reunir e elaborar uma pauta de reivindicações de fiscalizações, que será remetida à Segur para análise e enca-minhamentos.