REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DIA 21/10

No dia 21 de outubro está prevista reunião de negociação para tratar do Acordo que abrange os tra­balhadores da Braskem, Videolar-Innova e Oxiteno. Esta é a segunda reunião de negociação e neste encontro as empresas devem apresen­tar uma proposta.

Na nossa pauta que foi apresentada na reunião do dia 5 de outubro, reivindi­camos reajuste salarial de 14,62% sem escalonamen­to; abono de férias de um salário bruto + 1/3; auxílio educação de R$ 4.500,00 para os trabalhadores de todas as empresas; seguro aposentando de 60 meses; vale alimentação mensal de R$ 390,00; licença-paterni­dade de 20 dias; folgas in­dividuas a critério de cada trabalhador e uma série de outras questões. No total da pauta, são 56 cláusulas.

Pelo debate que fizemos com as empresas na reunião do dia 5 deixamos bem claro o que significa para os traba­lhadores o que está sendo reivindicado.

As negociações nos últi­mos anos têm se arrastado por longos períodos e a ex­pectativa é que as empresas apresentem uma proposta razoável, que possa ser leva­da para apreciação dos tra­balhadores em assembleia.

ENCERRADA NEGOCIAÇÃO NA BAHIA

Em reunião de negocia­ção na Bahia dia 11, depois de muito debate e interrupções, foi conseguida uma proposta de consenso que assegurou reajuste salarial de 9,62% (INPC do perído), e o mes­mo reajuste para os outros itens econômicos como au­xílio educação, piso salarial, auxílio creche e auxílio para filhos com deficiência. Já na quarta-feira, dia 12, iniciaram as assembleias para aprecia­ção da proposta, nas quais os trabalhadores aprovaram a proposta consensada na mesa de negociação.