> REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO | Sindipolo

REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO

Vai ser em Brasília a última reunião do ano da Comissão. Começa no dia 05 de dezembro, com as reuniões de bancadas. Segue no dia 06, com o encontro dos GTB’s e, no último dia (7), teremos a reunião ordinária da comissão na parte da manhã e, à tarde, a reunião plenária, onde comparecem as bancadas do Governo e dos trabalhadores, além de todos os participantes dos GTB’s e sindicatos presentes.

Um ponto importante dessa reunião será as discussões a respeito da atuação das comissões estaduais e regionais do Benzeno, já que a bancada patronal formalizou sua retirada temporária destas.

No dia 06, com participação das bancadas de Governo, trabalhadores, GTB’s e diversos sindicatos que estarão presentes, realizaremos um encontro já há muito tempo proposto. Neste, debateremos os avanços e dificuldades dos diferentes grupos quanto ao acompanha-mento do acordo, além dos problemas do dia-a-dia de cada segmento.

Seminário Patronal do Benzeno

No dia 5 de dezembro acontecerá um seminário, organizado pelas empresas. Este evento, que era para ser organizado de forma tripartite, se transformou em um seminário somente da bancada dos empregadores. A formulação do mesmo, que estava proposta para ser organizada de forma tripartite, apareceu em uma reunião da CNPBz já pronta, no que diz respeito aos diversos palestrantes.

A bancada dos trabalhadores, no momento da apresentação da proposta de seminário pela bancada patronal, posicionou-se contra. Frente a isso, comunicou à coordenação da comissão e ao coordenador da bancada patronal, sua posição de não participar do seminário. A bancada do governo, em documento posterior, também justificou sua não participação.

Por que não participaremos do  Seminário

Está muito claro que desde 2011, quando a Petrobras encaminhou um documento ao DSST do Ministério do Trabalho e Emprego, “sugerindo” a volta do limite de tolerância para o cancerígeno Benzeno, que a mesma, à revelia de sua bancada na Comissão Nacional, pretendia a extinção de um avanço conseguido no Acordo que é o VRT (Valor de Referência Tecnológico).

O documento da Petrobras, que foi contestado dentro da própria bancada em julho de 2011, foi posteriormente absorvido e apresentado em novembro como uma proposta de toda a bancada patronal. Este novo documento/proposta, que sugere a rediscussão dos critérios de caracterização do risco ocupacional ao Benzeno, nada mais é do que um referendo ao que a Petrobras há muito tempo pretende.

O seminário nacional que não terá a participação das bancadas dos trabalhadores e do governo, foi todo ele idealizado pelos empregadores inclusive com palestrantes com notório conflito de interesses. Alguns destes palestrantes detém grande conhecimento sobre esta substância cancerígena, mas desconhecem os nossos meio ambientes de trabalho.

Não somos refratários ao saber. Mas também não somos bobos ao ponto de referendarmos uma proposta que tem, na sua principal missão, tentar “salvar” as empresas dos pagamentos de alíquotas previdenciárias.