> REUNIÃO DA COMISSÃO DO BENZENO | Sindipolo

REUNIÃO DA COMISSÃO DO BENZENO

No primeiro dia da reunião foi feita uma visita técnica a uma unidade da Petrobras, no campo de Urucu, situado na Bacia do Rio Solimões (AM).

Esta unidade por suas correntes de benzeno no petróleo extraído, está em processo de cadastramento no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na base visitada, diferente do que temos visto em outras unidades da Petrobras, estão em desenvolvimento ações para o controle dos riscos de exposição ao benzeno.

Os trabalhadores esperam que o que foi demonstrado não fique só na intenção e se concretize em ações que protejam aos que lá trabalham.

Reunião ordinária

No segundo dia da reunião tivemos a entrega de documentos pela bancada do governo. Um deles respondendo a questionamentos da bancada patronal a respeito do Valor de Referênica Tecnológica (VRT) de curta duração. Outro documento entregue foi o esboço de uma Portaria, que servirá, quando aprovada para estabelecer critérios de descadastramento voluntário de empresas que obedecem o Acordo e legislação do Benzeno.

Discutiu-se a parada de manutenção da RLAM na Bahia, que teve a interdição de algumas atividades por apresentar exposição temerária de trabalhadores. As comprovações de descumprimento do Acordo e Legislação do Benzeno continuam acontecendo nesta Refinaria, que apesar da visita da Comissão, em março, na sua área, pouco avançou no sentido de modificar e melhorar os diversos riscos ocupacionais existentes.

Reunião plenária

No que diz respeito a reunião de fechamento do ano em dezembro, em Brasília, foi mantida a posição, por parte da bancada do governo e dos trabalhadores, da realização de um encontro do Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTB) que já vinha sendo discutido há bastante tempo na Comissão. A próxima reunião será nos dias 5, 6 e 7de dezembro, em Brasília.