> Reunião da CEBz- RS | Sindipolo

Reunião da CEBz- RS

Na quinta (25/04), aconteceu, no Sindipolo, a primeira reunião de 2019 da Comissão Estadual do Benzeno (CEBz-RS). A Comissão tripartite é formada pela bancada dos trabalhadores, patronal e governo. Também é aberta aos interessados no assunto, como profissionais da área de segurança e saúde ocupacionais. Mas, principalmente aos Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTBs), tanto os diretos como terceiros, eleitos nas CIPAS das empresas que atuam no Polo e em outros locais com risco de exposição ao Benzeno, conforme preconiza o Acordo Nacional sobre este produto cancerígeno

isitas Técnicas da Comissão – Nesta reunião foi apresentado o relatório da Visita Técnica feita no final de 2018 no Terminal de Rio Grande da Braskem (TERG). Estas visitas sempre têm sentido orientativo e de recomendações de melhorias no ambiente de trabalho.  Este relatório foi anexado a ata desta reunião da CEBz. Alguns itens observados neste relatório, a empresa já tomou providência. Demais itens serão acompanhados pelos GTBs.

Outro relato apresentado neste encontro foi a respeito da Visita Técnica na REFAP pela CEBz-RS no dia 11 de abril de 2019. A empresa tomou conhecimento sobre as observações feitas pelos visitantes, ficando o assunto em pauta para a próxima Reunião da Comissão.

Investimentos nos Tanques – Nesta oportunidade, foi relatado o investimento nas áreas de tancagem da Área 65 e 32 da Braskem Q2, com melhorias para evitar novas exposições ao Benzeno pelos trabalhadores destas áreas e, principalmente, a contaminação da Sala de Controle da Planta 2. Este investimento irá minimizar os riscos e proteger a saúde destes trabalhadores à exposição de Benzeno. Lembramos que esta ação da empresa foi debatida no GTB e apresentada também na CIPA Q2.

Novos Encontros da CEBz – Ficou deliberado pelos participantes desta reunião a programação das próximas reuniões da CEBz-RS nas datas 13 junho, 12 setembro, 28 novembro e a data de 18 julho como indicativa de Visita Técnica ao Tedut (Transpetro/Petrobrás) em Tramandaí.