> REUNIÃO COM TURNEIROS DA PP1 SOBRE TURNO DE 12H | Sindipolo

REUNIÃO COM TURNEIROS DA PP1 SOBRE TURNO DE 12H

Na reunião com os turneiros da OPP/PP1, para tratar da ação do Sindicato sobre as HE dos turnos de 12 horas entre 1997 a 1999, houve uma expressiva participação dos turneiros. Tanto o pessoal que continua na Braskem, quanto outros que já estão fora. Isto demonstrou a importância e as expectativas que estas pessoas têm de um resultado favorável neste processo.

Na reunião foram feitos relatos sobre a tramitação do processo, principalmente sobre os artifícios jurídicos que a Braskem vem usando para arrastar o processo.

Uma questão importante, é que as decisões até agora, nas várias instâncias da Justiça , são favoráveis aos trabalhadores. Dificilmente, haverá uma reversão destas decisões, mesmo que a empresa tente arrastar de todas as formas a ação.

Outra questão que tem gerado muitas dúvidas entre os turneiros é sobre quem é abrangido pela ação.

Foi esclarecido que, to-dos os turneiros que trabalharam no turno de 12h em qualquer período, fazem parte do processo. Isto, independente da lista anexada ao mesmo, que foi montada pelo Sindicato a partir da relação de sócios e de quem recolheu imposto sindical na época do ajuizamento.

PROCESSO DA OPP/PE4

Nesta ação, a Justiça negou ao sindicato a representação dos turneiros e arquivou o processo. Quando isto ocorreu, encaminhamos aos turneiros procuração para ajuizamento de ações individuais. Mas das procurações distribuídas, recebemos um número reduzidíssimo. Para não expor este pequeno grupo de pessoas, as ações não foram ajuizadas.