> REUNIÃO COM PARTICIPANTES PETROS LANXESS | Sindipolo

REUNIÃO COM PARTICIPANTES PETROS LANXESS

Em reunião ocorrida no dia 1º de abril de 2014, os participantes do plano Petros Lanxess de Triunfo deliberaram sobre a o tema da concorrência aberta pela LANXESS para escolher uma nova administração para o plano. A intenção da LANXESS causou preocupação, assim como a aparente falta de capacidade de adequação da Petros as novas necessidades do plano.

Na verdade verificou-se que na questão da administração do patrimônio do plano há, em tese, interesse comum entre os participantes e a LANXESS. Por isso na falta de comprovação de má fé da empresa e considerando que não há declarada oposição a manutenção da PETROS como administradora não vimos neste momento necessidade de entrar com ações impedindo a troca de administração. Mas um vício na origem desta iniciativa precisa ser sanado.

URGENTE: erro precisa ser corrigido

A atitude unilateral, como se a LANXESS fosse a única a ter interesse na “saúde” do plano, é questionada. A razão para a desconfiança gerada entre os participantes está justamente na unilateralidade da decisão da LANXESS, ainda que no mérito da iniciativa não houvesse, a princípio, o que questionar.  Não se trata, portanto, de defender cegamente a Petros como administradora, pois para uma escolha há de se ter critérios objetivos. Por outro lado aceitar que se escolha uma administradora sem que haja concordância dos participantes não está correto. Voltamos a afirmar que se por previsão legal temos direito a representação da administração tanto mais na escolha da empresa que ficará a frente desta tarefa.

Por isso enviamos à LANXESS, em nome da lisura do processo em curso, requerimento de imediata participação no processo pelos participantes ativos e assistidos. Que ocorra de forma proporcional levando em conta inclusive a paridade regional, em formato a ser definido em comum acordo. Esta participação deve ter caráter ativo com as prerrogativas que temos como parte interessada e não significam que concordamos com atos já praticados.