REUNIÃO COM A LANXESS

Estando a alguns meses da negociação do acordo da LANXESS, a proposta de negociação com relação à compensação de horas é um bom exercício para o que temos pela frente.

A proposta da empresa para a questão da compensação de horas na antiga DSM segue em discussão e vai precisar ser debatida para uma redação que não deixe dúvidas. Além disso, e principal-mente, é preciso deixar claro que AMBAS as unidades da LANXESS tem um acordo em vigência. Se para uma delas é feita uma proposta que além de fazer uma adequação à legislação traz uma vantagem por que a outra fica de fora? As diferenças entre acordos em diferentes empresas já são difíceis de entender dentro da categoria, mas entre uma mesma empresa não há nada que justifique.

Os números da LANXESS

A Lanxess teve, no primeiro trimestre de 2012,  um lucro líquido de 193 milhões de euros, aumento de 16 % em relação ao ano anterior. A companhia alemã aumentou seu Ebitda pré-excepcionais em 15% na comparação ao ano anterior, para 369 milhões de euros no 1º trimestre. Ebitda pré para o ano deverá crescer de 5% a 10%.

Números que preocupam

Vem ocorrendo com grande frequência erros nos depósitos de salários, coisa que a terceirização não explica, muito menos justifica. Nunca houve na história da Petroflex nem da DSM um descontrole tamanho com o pagamento de salários, descontos e cré-ditos indevidos. É preciso ter atenção redobrada nos contracheques e estamos verificando inclusive a regularidade dos depósitos de FGTS e do INSS.