> Reunião com a BRASKEM | Sindipolo

Reunião com a BRASKEM

Em reunião com a Braskem no dia 16, tratamos dos abrigos nas portarias 1 e 2 da UNIB, descumprimento de acordo pela SGS/PID, compensações das liberações para os jogos da Copa, Registro do Ponto e PLR 2010

Acordo com a SGS/PID

A SGS/PID não queria assinar o acordo da DB Junho. Depois de reunião dos sindicatos com a Braskem sobre o tema e paralisação dos trabalhadores, a empresa se comprometeu em assinar, o que ainda  não aconteceu. O Sindipolo cobrou da Braskem a solução o quanto antes.

Portaria 1 UNIB

Na reunião a Braskem informou que já foram aprovadas a verba e o projeto para melhoria da cobertura para o deslocamento dos trabalhadores no transbordo do ADM. A previsão de conclusão é até o final do ano. Mais uma vez pedimos que nos dias de chuva, o embarque e desembarque dos ônibus aconteça sob a cobertura da Portaria 1

Portaria 2 UNIB

Conforme a empresa, as melhorias serão feitas antes da parada da Planta II. A previsão da obra é para novembro/2011.

As moficiações incluem a criação de uma portaria exclusiva para os terceirizados, com vestiários e escritórios das contratadas. Será uma área para os canteiros das empresas que atuam em paradas.

Horários dos jogos da Copa

A  empresa comunicou que a compensação dos horários, devido a antecipação da saída durante os jogos do Brasil na Copa, deve ocorrer até o final do ano, sendo 4 minutos antes na chegada ao Polo. Para o Sindicato, a compensação deve ser só até final de novembro.Ficamos de encaminhar cálculo comprovando o tempo de compensação.

Registro do Ponto

O Ministério do Trabalho postergou a aplicação da Portaria 1510, que obriga o registro do ponto. Como foi retirado o antigo sistema, os trabalhadores  estão ficando sem o registro de sua jornada de trabalho o que é ilegal. A empresa reconheceu e se comprometeu a solucionar até o final do ano. Isto deve ser resolvido antes, pois já havíamos tratado esta questão com a Braskem.  É importante que o trabalhador entenda que o registro do ponto é a sua proteção. A comprovação deste registro pode, em algum momento, ser necessária.