REUNIÃO COM A BRASKEM SOBRE HE NA TROCA DE TURNO

Na quinta, dia 7, tivemos reunião com a Braskem para tratar sobre a HE na TROCA DE TURNO (Extraturno). No encontro reiteramos que o pagamento do Extraturno é fundamental na negociação do Acordo de Turno. Como a posição das empresas é de tratar o tema indivualizado, iniciamos resolvendo com a Braskem. Em maio tivemos o primeiro contato sobre esta questão. Desde então, a Braskem está fechando negociação em SP, RJ, BA e AL sobre o tema. Nestas, tem garantindo, além do pagamento de 15 a 25 minutos por dia, também, tempos de 25 a 30 minutos retroativo a maio de 2011.

No nosso caso, a Braskem continua com sua posição de  tratar o Extraturno, condicionando a negociação de um Acordo sobre o controle da jornada de trabalho por exceções. Ela acabou com o registro do ponto quando assumiu, há cerca de seis anos, a Ipiranga, a Triunfo e a Copesul. Já na hoje PE-4  e PP-1, o registro do ponto foi “abolido” em 1996.

Depois de várias ponderações de parte à parte na reunião, vamos analisar o que foi tratado, para definir encaminhamentos. A decisão final sobre o que fazer, será dos turneiros.