> REUNIÃO COM A BRASKEM PARA TRATAR DO SPIE | Sindipolo

REUNIÃO COM A BRASKEM PARA TRATAR DO SPIE

PUBLICADO:

No dia 24 de maio, foi realizada mais uma reunião do Sindipolo com a equipe de SPIE da Braskem para tratar sobre o Plano de trabalho e cronogra­ma para implementação das inspe­ções de tubulações conforme NR-13 na Braskem UNPOL–RS, bem como so­bre a Auditoria de Manutenção 3 que será realizada na UNIB-RS pelo Institu­to Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocom­bustíveis (IBP), na próxima semana no período de 06 a 10/06/2016.

Sobre o Plano de Inspeção de Tubu­lações, entre os assuntos mais relevan­tes abordados, a BRASKEM apresentou o acompanhamento do plano com as inspeções realizadas no último mês das plantas PP1 e PE4 e também aquelas que serão realizadas no próximo mês.

O SINDIPOLO está acompanhando a evolução das inspeções em conjunto com a equipe de inspeção e sugeriu o acompanhamento do plano mensal­mente, bem como uma reunião a cada dois meses com toda a equipe envolvida.

Também sugeriu a inclusão de al­gumas justificativas técnicas para a pos­tergação do plano de inspeção para 48 meses de execução, entre elas:

  1. a) Foram avaliados os mecanismos de danos previsíveis em função dos flui­dos transportados, pressão de trabalho, temperatura de trabalho e histórico de manutenção.
  2. b) Tempo de operação dos ativos.
  3. c) Acessos, recursos envolvidos e facilidade de execução das inspeções das tubulações.
  4. d) Capacidades de produção das instalações.
  5. e) Análise dos cenários indicados por estudos de segurança de processo (HAZOP e LOPA).

Segundo a Braskem, os itens cita­dos foram avaliados criticamente pelos Profissionais Habilitados de cada Planta para compor o cronograma de execu­ção de inspeções das tubulações.

Também informou que as tubula­ções dos cenários de riscos (classificadas pelos HAZOP e LOPA) nas plantas UN­POL/RS foram priorizadas e encontram­-se inspecionadas e com planos ativos no sistema de gestão de inspeções.

REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO SPIE UNPOL/RS:

SINDIPOLO sugeriu que fosse rea­lizada a mesma sistemática de acompa­nhamento do SPIE UNPOL semelhante ao SPIE UNIB, com reuniões periódicas com a equipe de inspeção.

BRASKEM SPIE concordou e já sugeriu a primeira reunião para julho, data ainda a ser confirmada, já que a primeira auditoria da planta de PP1 será em agosto/2016.