> REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DA INNOVA: REUNIÃO DIA 10 | Sindipolo

REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DA INNOVA: REUNIÃO DIA 10

Esta marcada para o dia 10 de agosto, a reunião entre o Sindipolo e a Innova, para tratar do processo eleitoral que escolherá um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. A iniciativa é determinada pela Lei 12.353/2010, que prevê, a participação de trabalhadores nos Conselhos das empresas públicas e de economia mista e em suas subsidiárias e controladas. De acordo com o parágrafo 1º, artigo 2º da lei, “o representante dos trabalhadores será escolhido dentre os empregados ativos da empresa pública ou sociedade de economia mista, pelo voto direto de seus pares, em eleição organizada pela empresa em conjunto com as entidades sindicais que os representem”.  Com a edição da lei, a participação dos trabalhadores não poderá ser alterada mais adiante com a simples mudança no estatuto das empresas.

O primeiro passo será constituir uma Comissão com o Sindipolo para conduzir o processo eleitoral. Esta Comissão será composta paritariamente por representantes da empresa e do sindicato e irá elaborar o regulamento das eleições.

Sindipolo já participou de processo semelhante

Durante muitos anos, desde a privatização da Copesul (1992), o Sindipolo participou dos processos eleitorais para escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. Com isto adquiriu  experiência no processo, que poderá agora auxiliar na escolha do representante  na Innova. É fundamental que ele se dê com absoluta transparência e tenha o total envolvimento e participação dos trabalhadores.

Olhos e ouvidos dos trabalhadores

A participação no Conselho de Administração das empresas é uma luta antiga do movimento sindical e uma conquista dos trabalhadores.  Ela dá aos trabalhadores a possibilidade de conhecer, através do representante, os objetivos  estratégicos da empresa. Os Conselheiros eleitos serão os “olhos e ouvidos” dos trabalhadores na tomada das decisões importantes da empresa.  Ele terá o papel fundamental de levar para os demais trabalhadores as discussões que forem feitas em nível de gestão, mantendo todos a par das discussões que forem  feitas pela empresa.