> REDUÇÃO DO IR MINIMIZA VERGONHOSA PLR DA BRASKEM | Sindipolo

REDUÇÃO DO IR MINIMIZA VERGONHOSA PLR DA BRASKEM

PUBLICADO:

Em boa hora, o Governo Federal, por forte pressão dos trabalhadores, reduziu o IR sobre a PLR, com isenção até o valor de R$ 6 mil. A medida ajuda a minimizar o impacto da vergonhosa PLR que vem sendo paga pela Braskem, que a cada ano diminui ainda mais.

Para que os trabalhadores possam saber quanto pagarão de IR sobre a PLR a partir da Medida Provisória nº 597 de 26/12/2012  dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 10.101, que trata das regras da PLR, estamos reproduzindo nova-mente a tabela de descontos.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

O não pagamento de IR sobre a PLR é uma reivindicação antiga dos trabalhadores. Diversas vezes as Comissões de PLR  tentaram negociar esta questão com as empresas, mas nunca foram atendidas.

A mesma reivindicação também foi solicitada junto aos governos que se sucederam. Somente agora, depois de muita pressão, avançamos um passo, com a redução das alíquotas.

Mas devemos continuar lutando para que o IR não incida sobre valores remunerativos como salário, PLR e outros. Estes pagamentos não são renda, e sim valores que os trabalhadores obtêm para seu sustento.

Redução da PLR revolta trabalhadores

A redução da já minguada PLR da Braskem, provocou um clima de revolta e indig-nação entre os trabalhadores. A Braskem tenta justificar a redução, como sempre faz quando se trata de “ferrar” os trabalhadores.

Lembramos que nas empresas incorporadas (Copesul, Ipiranga e Triunfo) conquistá-vamos PLRs que variavam de uma média de quatro a seis salários. A Braskem acabou também com esta conquista.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD