> REAJUSTE DE 7,8%: BRINCADEIRA E PROVOCAÇÃO | Sindipolo

REAJUSTE DE 7,8%: BRINCADEIRA E PROVOCAÇÃO

Na reunião de terça-feira, dia 18/10, a Braskem, Innova, DSM (Lanxess), Oxiteno e Borealis, apresentaram uma “surpreendente” proposta de reajuste salarial de 7,8%, apenas 0,5% superior ao INPC de 7,3%.  Propuseram aindamanutenção do Acordo, comunicar ao Sindicato sobre emergências operacionais, e THM de 200 horas aos trabalhadores da DSM, Innova, Borealis e Oxiteno, a partir de janeiro de 2012.

Rejeição da proposta

Nossa manifestação na mesa foi de que a proposta apresentada é uma brincadeira, uma provocação ao conflito. Isso porque 8% (que é mais do que 7,8%) de reajuste salarial já foi apresentado e rejeitado pelos trabalhadores na negociação de Alagoas e Bahia. Também ignoram os 1,3% pendentes de 2010.

De imediato o Sindicato rejeitou a proposta na mesa. Deixamos claro a necessidade de nova proposta nos próximos dias.

Tem muito o que avançar

A proposta apresentada pelas empresas mostra que há muito o que avançar na negociação, a começar pelas premissas indispensáveis para o acordo que são:1) a extensão de todas as cláusulas a toda a categoria; 2) a vigência do Acordo de um ano; e 3) a data-base em setembro.

Também REAJUSTE SALARIAL DE 13,60%; Abono de férias de um salário + 1/3 de lei; Licença-maternidade de seis meses; Auxílio educação de R$ 1.500,00 por semestre; HE a 120%; que estão entre os tópicos.