> PROCESSO 12 HORAS OPP | Sindipolo

PROCESSO 12 HORAS OPP

PUBLICADO:

O SINDIPOLO, como já deve ser de conhecimento de vários dos envolvidos, depois do pedido da Braskem, abriu negociação extrajudicial com a empresa, em abril/2021, após apreciação e delibera­ção dos envolvidos através de assembleia previamente cha­mada por Edital Público, pelo informativo Em Dia e pelo Site do Sindipolo. Esta delibe­ração pela tentativa de uma negociação extrajudicial foi comunicada a Vara do Traba­lho de Triunfo.

Ocorreram três reuniões até o final de abril com a Braskem, nos dias 07/04, 15/04 e 28/4. Na primeira foi só para organizar o formato e agendas possíveis das reuniões entre as partes. A segunda foi dada início a análise de redação de algumas possíveis cláusu­las para este Acordo. Na reunião do dia 28/4, foi informado para empresa que já há uma pré-lista baseada nos documentos (folhas de pagamentos do período) repassados pela empresa ao Sindipo­lo e que está sendo verificados junto aos poten­cialmente envolvidos neste processo os nomes e de outros que estão fazendo contato.

SOBRE VALORES

Os documentos repassados pela Braskem es­tão sendo criteriosamente analisado pelo Perito Contábil do Sindipolo e, posteriormente, forma­tado e consolidando uma lista de nomes de tra­balhadores envolvidos (elegíveis) no Processo, ou seja, quem realmente fez a jornada de 12 horas no período de 22 meses (01/06/1997 a 14/04/1999), entrasse no levantamento do tempo que cada um trabalhou neste regime de 12 ho­ras efetivamente, quantos meses e dias, que será base para chegar ao valor. Após, ele entrará no cál­culo de valores de cada trabalha­dor, chegando ao total de todos, ou seja, do Processo.

EMAIL

É necessário que cada um dos envolvidos neste processo en­vie mensagem por email (12ho­rasopp@sindipolo.org.br) com seus dados (…) para confrontar com os documentos da empresa. Caso tenha divergência, o Sindi­polo estará encaminhado para Braskem verificar. Importante por parte dos trabalhadores, em caso de con­flito de informações, ter alguma evidência de ter realizado este horário de 12 horas. Qualquer discordância de nomes, seja por não estar nesta primeira listagem ou outra questão, será verifi­car nome a nome com a empresa. Serão respon­didos os emails pelo Sindipolo confirmando in­dividualmente se o nome da pessoa está nesta primeira listagem.

Para apresentação do resultado do valor total de Processo será chamado uma reunião virtual com os envolvidos. E na sequência, levado ao co­nhecimento da empresa.

No andamento destes levantamentos, nada impede que a Braskem, que pediu negociação extrajudicial, faça propostas cláusulas e de valo­res do Processo. Se ela assim fizer, todos serão comunicados.

Com dedicação e paciência de todos e a neces­sária contribuição das assessorias (Jurídica/Contá­bil) poderemos chegar a um bom Acordo para os Trabalhadores.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD