> Preparativos para negociação salarial | Sindipolo

Preparativos para negociação salarial

O principal ponto da negociação deste ano, para data-base outubro, são as questões econômicas. Isso porque ano passado, assinamos um acordo geral, com vigência por dois anos.

O indicativo para este ano é reajuste salarial pelo  INPC do período, mais 10% de produtividade e aumento real. O valor mínimo de reajuste deverá ser de R$ 300,00, com objetivo de recuperar o valor dos menores salários.

Também trabalhamos com auxílio educação de R$ 2.000,00 por núcleo familiar por semestre; melhorias no efetivos/estruturas de segurança na Braskem; avanços no piso salarial; e licença-maternidade de seis meses.

Na próxima semana definiremos a agenda das assembléias de construção e aprovação da pauta de reivindicações. Como tem sido  nas negociações anteriores, com os turneiros as assembléias serão no transbordo; com o ADM da Braskem e Borealis, na Portaria da UNIB, no intervalo de almoço; com o ADM da Innova,Oxiteno e DSM, na portaria da Oxiteno.

Para marcar um bom início de negociação, é importante a participação maciça da categoria nas assembléias. Exatamente como foram as assembléias de apreciação das propostas na negociação passada, que contaram com uma média de cerca de 1200 pessoas.