Práticas antissindicais é tema de reunião com MPT/RS

O SINDIPOLO participou, dia 25/7, na sede da CUT/RS da reunião do coletivo jurídico da Central. O encontro teve como objetivo articular uma resposta conjunta para o procedimento promocional nº 366.2014, do Ministério Público do Trabalho do RS (MPT/RS), referente ao combate à práticas antissindicais no Rio Grande do Sul.

Entre elas, estão demissões de dirigentes sindicais, cipeiros e a promoção de oposição aos descontos e contribuições sindicais por parte das empresas.

Entre as deliberações do encontro, foi definido que os sindicatos enviarão à Secretaria de Relações de Trabalho da CUT/RS, relatos, informações e dossiês de práticas antissindicais que têm sido evidenciadas nas suas respectivas categorias. Posteriormente, será realizada uma reunião com o MPT para que as entidades sejam orientadas a respeito dos procedimentos em relação a prática. O SINDIPOLO irá fazer um levantamento desta prática nas empresas do Polo e enviar o relatório à Central. Neste sentido, é fundamental que os trabalhadores estejam atentos e denunciem ao Sindicato toda e qualquer atitude de assédio moral que tenha ocorrido ou esteja sendo praticado nas diferentes empresas